Geoparques reconhecidos pela Unesco devem incentivar o desenvolvimento regional, projetam prefeitos

Leandra Cruber

Geoparques reconhecidos pela Unesco devem incentivar o desenvolvimento regional, projetam prefeitos

Após a apreciação positiva dos relatórios de avaliação dos geoparques Quarta Colônia e Caçapava, que recomenda a aprovação de ambos na Rede Mundial de Geoparques (GGN), expectativa de prefeitos dos municípios que fazem parte dos projetos é que desenvolvimento regional ganhe mais força a partir do turismo e do investimento em diferentes setores das cidades.

Na Quarta Colônia, nove cidades fazem parte do geoparque. O esforço coletivo é empreendido pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus). Para o presidente da entidade e prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner, o retorno positivo do relatório do Geoparque Quarta Colônia foi um passo fundamental para incentivar o desenvolvimento da Região Central: 

– Agora, toda a nossa expectativa se volta para o encontro geral da ONU. Todo esse trabalho, essa dedicação da UFSM, dos municípios e principalmente da comunidade foi reconhecido. Mais do que nunca, temos muita força para se unir e desenvolver a região. 

Em Caçapava do Sul, o sinal verde dado pela Unesco também gera expectativas positivas para o desenvolvimento do município. O Geoparque Caçapava faz parte do orçamento anual da cidade e, conforme o prefeito Giovani Amestoy, o reconhecimento internacional incentiva o investimento na estrutura do território. 

– Para desenvolvermos cada vez mais o turismo, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de vida da população, é preciso pensar no investimento constante no geoparque, seja com políticas públicas, com a estrutura da cidade, enfim. Já temos projetos de recuperação de locais históricos e até de mirante para a região das Guaritas. Tudo isso antes mesmo de um reconhecimento internacional. Quando certificados, as possibilidades aumentam. E, claro, tudo isso graças a duas universidades públicas como a Unipampa e a UFSM e muito apoio da população – ressalta.

O programa Análise, da rádio CDN, reuniu envolvidos com os projetos de geoparque na Quara Colônia e Caçapava do Sul; confira abaixo os vídeos:

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem sinal verde em reunião da Unesco

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tartaruga Jonathan faz 190 anos e é o mais velho dos animais terrestres  Anterior

Tartaruga Jonathan faz 190 anos e é o mais velho dos animais terrestres 

Medicamento para crianças com Atrofia Muscular Espinhal será disponibilizado pelo SUS Próximo

Medicamento para crianças com Atrofia Muscular Espinhal será disponibilizado pelo SUS

Geral